Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Plagiochila boryana Gottsche ex Steph. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 31-08-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie não é endêmica do Brasil; ocorre no Rio de Janeiro e apresenta EOO de 548,64 km². Sua região de ocorrência sofre a intensa fragmentação dos ambientes naturais, ocasionada majoritariamente pelas atividades agrícolas e pecuárias e pelo crescimento urbano desordenado que assola a região. Estes impossibilitam a reprodução da espécie e causam declínio na EOO, AOO e na qualidade do hábitat. Por esses motivos, foi considerada "Em perigo" (EN).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Plagiochila boryana Gottsche ex Steph.;

Família: Plagiochilaceae

Sinônimos:

  • > Plagiochila guttulata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente na obra Bulletin de la Société Botanique de Belgique 31: 118. 1892.

Distribuição

A espécie não é endêmica do Brasil; de distribuição afro-americana, ocorre em países como Bolívia e Uganda (Heinrichs, 2005; Santos, 2008). Aqui, ocorre no Estado do Rio de Janeiro (Amorim, 2012). Foi registrada em altitudes que variam entre 1500 e 2500 m (Santos, 2008).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade high
Detalhes O município de Petrópolis, RJ, onde a espécie possui registro de ocorrência no Estado do Rio de Janeiro, perdeu pouco mais de 70% da cobertura vegetal original desde o início de sua conquista (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade medium
Detalhes Rocha et al. (2003) destacam que, apesar dos remanescentes florestais no Estado do Rio de Janeiro (onde a espécie ocorre) estarem legalmente protegidos por unidades de conservação (SNUC), ainda estão sob forte pressão de degradação em seu entorno e área interna.

9 Intrinsic factor
Incidência local
Severidade high
Detalhes Segundo Hallinbäck; Hodgetts (2000), a perda e degradação de habitat são as mais sérias ameaças a brioflora e todo o mundo. A degradação reduz a qualidade do habitat, causando desaparecimento das espécies mais sensíveis; já a fragmentação conduz ao isolamento das comunidades de briófitas, visto que a dispersão e a reprodução são diretamente afetadas (Costa; Santos, 2009).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie consta no Anexo I da Instrução Normativa nº 6 de 23 de setembro de 2008 (MMA, 2008), sendo, portando, oficialmente considerada ameaçada de extinção. Foi considerada "Criticamente em Perigo" (CR) em avaliação de risco de extinção empreendida pela Fundação Biodiversitas (2005).

4.4 Protected areas
Situação: needed
Observações: Apesar de ocorrer em uma unidade de conservação (Área de Proteção Ambiental da região serrana de Petrópolis - APA Petrópolis), esta não protege integralmente a biota local (Santos, 2008).

Referências

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA/ INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica - Desflorestamentos Identificados no Período 2010/2011, p.113, 2012.

- COSTA, D.P.; IMBASSAHY, C.A.A.; SILVA, V.P.A.V. Diversidade e importância das espécies de briófitas na conservação dos ecossistemas do estado do Rio de Janeiro. Rodriguésia, v. 56, n. 87, p. 13-49, 2005.

- COSTA, D.P. Briófitas - Musgos. In: STEHMANN, J.R. ET AL In Plantas da Floresta Atlântica. 2009.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- AMORIM, E.T. Plagiochila boryana Gottsche ex Steph. in Lista de Espécies da Flora do Brasil.

- HEINRICH, J. ET AL. The systematic position of Plagiochila (Jamesoniella) dependula (Jungermanniopsida) inferred from nrITS sequences and morphology, with notes on its differentiation from Plagiochila fuscolutea. Journal of Bryology, 0.

- COSTA, D.P.; SANTOS, N.D. Conservação de hepáticas na Mata Atlântica do sudeste do Brasil: uma análise regional no estado do Rio de Janeiro. Acta Botânica Brasilica, v. 23, n. 04, p. 913-922, 2009.

- COSTA, D.P.; IMBASSAHY, C.A.A.; SILVA, V.P.A.V. Diversidade e importância das espécies de briófitas na conservação dos ecossistemas do estado do Rio de Janeiro. Rodriguésia, v. 56, n. 87, p. 13-49, 2005.

- NÍVEA DIAS DOS SANTOS. Hepáticas da Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro: diversidade, fitogeografia e conservação. Dissertação de Mestrado. : Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Escola Nacional de Botânica Tropical, 2008.

- HALLINGBÄCK, T.; HODGETTS, N. Mosses, liverworts & hornworts: a status survey and conservation action plan for bryophytes, Gland, IUCN, 2000.

- ROCHA, C.F.D. ET AL. A biodiversidade nos grandes remanescentes ?orestais do estado do Rio de Janeiro e nas restingas da Mata Atlântica, RiMa, São Carlos, SP, 2003.

- COSTA, D.P. Comunicação da especialista Denise Pinheiro da Costa, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ), para o analista de dados Eduardo Fernandez, Pesquisador do CNCFlora, em 15/10/2012, 2012.

- FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS. Revisão da lista da flora brasileira ameaçada de extinção. Belo Horizonte, MG: FUNDAÇÃO BIODIVERSITAS PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA, 2005.

Como citar

CNCFlora. Plagiochila boryana in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Plagiochila boryana>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 31/08/2012 - 17:53:26